domingo, 10 de julho de 2011

Papa envia delegação ao Sudão do Sul com votos de paz para o novo país de maioria cristã


Bento XVI vai enviar uma delegação oficial para a cerimónia de proclamação da independência do Sudão do Sul, marcada para este sábado, deixando votos de “paz e prosperidade” para o novo país.

Em comunicado hoje assinado pelo diretor da sala de imprensa da Santa Sé, padre Federico Lombardi, indica-se que a delegação vai ser liderada pelo cardeal John Njue, arcebispo de Nairobi (Quénia), integrando o núncio apostólico [embaixador] no Sudão, D. Leo Boccardi, e o seu secretário, D. Javier Herrera Corona.

O Papa, pode ler-se, quer “dirigir às autoridades do novo Estado e a todos os seus cidadãos, muitos dos quais são católicos, votos de paz e de prosperidade”.

A Santa Sé pede à comunidade internacional que apoie o Sudão e o Sudão do Sul “para que, num diálogo franco, pacífico e construtivo, encontrem soluções justas e equilibradas para as questões ainda por resolver”, desejando para as populações “um caminho de paz, de liberdade e de desenvolvimento”.

Um referendo sobre a independência do Sudão do Sul decorreu entre 9 e 15 de janeiro deste ano, abrindo caminho para a independência do território meridional, com cerca de 9 milhões de habitantes, maioritariamente cristão, ao contrário do norte, onde a maioria muçulmana tem levado a cabo um processo de islamização da sociedade.

Esta quinta-feira, o arcebispo Dominique Mamberti, secretário do Vaticano para as relações com os Estados, recebeu uma delegação parlamentar do Sudão, guiada por Ahmed Ibrahim Elthair, presidente da Assembleia.

Nesse encontro, o número dois da diplomacia da Santa Sé pediu “paz, reconciliação e o respeito pelos direitos de todos, em particular pela liberdade religiosa”.

O Sul do Sudão torna-se oficialmente independente neste sábado, após cinco décadas de conflito com o regime de Cartum (Sudão), mas continuam por resolver questões como a demarcação de fronteiras, a partilha das receitas do petróleo e a situação dos cidadãos sul-sudaneses que residem no Norte.

A Santa Sé tem relações diplomáticas com o Sudão desde 1972 e anuncia a intenção de “examinar, com a devida consideração, um eventual pedido do Sudão do Sul” para o estabelecimento das mesmas.
Em Portugal, a fundação católica Ajuda à Igreja que Sofre (AIS) refere que “continuam a existir violências inimagináveis e ataques inqualificáveis contra a Igreja” na região.

Neste momento, continuam a ser disputados os territórios de Abyei (rico em petróleo) e do sul Kordofan (habitado pela população Nuba, que não aceita permanecer sob o governo de Cartum).

É contra esta população, segundo a AIS, que a violência “poderá continuar, e até aumentar, apesar da divisão do país”, com destruição de locais de culto e perseguição aos cristãos.

Cerca de 300 mil pessoas dirigiram-se para sul desde outubro, esperando-se que este fluxo continue nos próximos meses, no meio de conflitos que fizeram deste ano o mais mortífero no Sudão desde que em 2005 foram assinados os tratados de paz.

Fonte: Radio Vaticano