sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Santa Missa segundo o antigo uso antigo da Liturgia Romana no próximo Domingo, dia 30 em São Luis


Os nossos amigos da Associação Ad Maiorem Dei Gloriam de São Luis informam o que segue:


Pax et bonum!

Ave Maria Puríssima, sem pecado concebida!

Comunicamos aos leitores e amigos do blog que teremos a Santa Missa na Forma Extraordinária no próximo Domingo, dia 30 de Setembro, já que agora as Missas ocorrem no último Domingo de cada mês, não mais no quarto Domingo, como se seguiu nos meses passados.

O lugar e o horário continuam sendo os mesmos: na Igreja do Carmo, na Praça João Lisboa, às 10h da manhã.

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

III Encontro Summorum Pontificum Brasil em Salvador


Santa Missa solene celebrada por Mons. Nicola Bux



Santa Missa Privada Pe. Alfredo Gualandi

Santa Missa Privada Mons Jaelson de Andrade 


Santa Missa de Dom Henrique Soares da Costa, auxiliado pelos
bispos Dom Fernando Guimarães (à direita) e
 Dom Adair José Guimarães, bispo de Rubiataba-Mozarlândia. 
Celebração na forma ordinária.

  Dom Fernando Guimarães celebrando santa missa na forma ordinária

Santa Missa Pontifical celebrada por Dom Rifan

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Peregrinação a Roma dos fiéis de todo o mundo ligados ao uso antigo da Liturgia Romana


PEREGRINATIO AD PETRI SEDEM

3 de novembro de 2012

"UNA CUM PAPA NOSTRO"

A Santa Missa de 3 de novembro no
Altar da Confissão da Basílica de São Pedro 



sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Dom Fernando Rifan sobre o III Encontro Litúrgico Summorum Pontificum - Brasil


“SUMMORUM PONTIFICUM”


Dom Fernando Arêas Rifan* 

Acolhidos pela Arquidiocese de São Salvador, nossa Administração Apostólica São João Maria Vianney promoveu, de 10 a 14 deste mês, no Centro de Treinamento de Líderes, em Salvador, Bahia, o III Encontro Sacerdotal Summorum Pontificum, congresso de formação litúrgico-teológico permanente para sacerdotes e diáconos. O nome vem da Carta Apostólica Motu Proprio Summorum Pontificum, na qual o Santo Padre Bento XVI libera para toda a Igreja o uso da forma litúrgica antiga do Rito Romano, chamada de Missa tradicional. O encontro deste ano foi realmente um sucesso, com a presença de sete Bispos, dezenas de sacerdotes, diáconos, religiosos e leigos. Muitos desses sacerdotes já celebram a Missa na forma antiga, em muitas paróquias espalhadas pelo Brasil. São cerca de 100 lugares onde isso acontece. Exigimos que, para o encontro, cada sacerdote e religioso trouxesse a apresentação do Bispo ou Superior eclesiástico, porque o Encontro é sempre realizado dentro do mais autêntico espírito de comunhão eclesial. Esses encontros visam esclarecer os participantes, dentro de uma correta visão teológica e litúrgica, na fidelidade ao Magistério da Igreja, procurando, como quer Bento XVI, a paz litúrgica, “a reconciliação interna no seio da Igreja”, através do mútuo entendimento e respeito pelos ritos por ela aprovados. Na Summorum Pontificum e na Carta aos Bispos que a acompanha, Bento XVI explica: “As duas formas do uso do Rito Romano podem enriquecer-se mutuamente: no Missal antigo poderão e deverão ser inseridos nossos santos e alguns dos novos prefácios... E na celebração da Missa segundo o Missal de Paulo VI, poder-se-á manifestar, de maneira mais intensa do que frequentemente tem acontecido até agora, aquela sacralidade que atrai muitos para o uso antigo...”.

Por isso, o Encontro serviu não só para a difusão da Missa na forma antiga, mas para enriquecimento e aperfeiçoamento litúrgico dos sacerdotes que celebram na forma ordinária. O que desejamos é a sagrada Liturgia celebrada conforme as regras litúrgicas, com toda a sacralidade e sentido do sagrado, como deseja o Papa, difundida por toda a Igreja.

Além da palestra de abertura de Dom Murillo Grieger, Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, tivemos uma manhã de espiritualidade, com palestra minha sobre os conselhos da Igreja no Rito da Ordenação Presbiteral e de Dom Fernando Guimarães, Bispo de Garanhuns, sobre “A Vida Litúrgica do Sacerdote como antídoto à secularização”. Dom Gilson Andrade da Silva, Bispo auxiliar de Salvador nos brindou com uma excelente reflexão teológico-pastoral sobre “O Ano da Fé, uma ocasião para descobrir os conteúdos da Fé celebrados e comunicados nos atos litúrgicos – relação entre Lex Orandi e Lex Credendi”. Mons. Nicola Bux, teólogo e liturgista, professor de Liturgia e consultor das Congregações para a Doutrina da Fé e do Culto Divino, discorreu sobre a aplicação do Motu Proprio em seus cinco anos, seus frutos e perspectivas. Dom Henrique Soares da Costa, Bispo auxiliar de Aracajú, falou sobre “A Santa Missa como Sacrifício, a dimensão mais contestada do Mistério Eucarístico”, e Dom Gregório Paixão nos ofereceu ótima palestra sobre “O canto gregoriano na Liturgia da Igreja”.

Além de ensaios litúrgicos, de explicações das rubricas, de Missas celebradas nas duas formas, o Encontro organizou uma Missa Solene, na forma extraordinária, na Igreja do Senhor do Bonfim, celebrada por Mons. Nicola Bux, e uma Missa Solene Pontifical, também na forma antiga, por mim celebrada na belíssima Basílica de Nossa Senhora da Conceição da Praia.


*Bispo da Administração Apostólica Pessoal São João Maria Vianney